A seguir será mostrado um breve panorama das demandas de energia existentes no Brasil como um todo. O objetivo da análise abaixo é identificar do Macro para o Micro o potencial do Diesel como combustível, para justificar investimentos no desenvolvimento e produção do biodiesel no país.
A Matriz energética brasileira é o conjunto de consumo de todas as fontes de energias possíveis no país. O gráfico abaixo identifica a participação de cada fonte, destacando o índice de 40% para Petróleo e seus derivados:
Neste próximo gráfico pode-se analisar o desenvolvimento da demanda de energia, destaque novamente para petróleo e derivados, entre os anos de 1973 e 2004.
Representando 40% de toda a Matriz Energética do país, o consumo de Petróleo é subdividido entre seus derivados da seguinte maneira: 13,9% de gasolina, 9,1% de Óleo Combustível, 36,4% de Óleo Diesel, 7,9% de GLP, 10,8 de Nafta e outros correspondem a 21,9% da utilização total, conforme mostra gráfico abaixo:
O consumo de óleo diesel no setor de transporte será detalhado no gráfico abaixo. Assim pode-se observar que dentre os combustíveis utilizados nesse setor, o óleo diesel se destaca por sua grande demanda.
Percorrendo a análise de potencial de consumo e viabilidade mercadológica para a produção de biodiesel, do macro para o micro ambiente, identifica-se que a demanda para a produção de biodiesel no Brasil torna-se bastante interessante, principalmente por estar atrelada ao alto consumo de Diesel nos setores de transporte e agropecuário.
Outra grande oportunidade deste negócio é a tendência nacional em utilizar combustíveis renováveis, sendo que o país tem a maior utilização destes combustíveis em sua Matriz Energética, do mundo, ou seja, 51,70% de toda a energia utilizada no Brasil é renovável. Com isso, a aceitação do biodiesel é comprovadamente uma tendência, como se pode observar na pesquisa que será apresentada posteriormente.
Previsão Consumo de Diesel Brasil e produção Biodiesel (Bilhões de litros)
A tabela acima traz a previsão do consumo de biodiesel no Brasil até o ano de 2020, considerando para isto, o aumento da demanda por diesel. A previsão é que até 2020, o consumo de diesel seja de 82,3 bilhões de litros e, conseqüentemente, a produção de biodiesel (B20), seja de 16,5 bilhões de litros.